Ensino Profissional

Em 2008, foram criadas as primeiras 25 escolas de educação profissional. No ano de 2009, mais 26 unidades passam a funcionar com essa nova sistemática e em 2010 outras 50 escolas serão abertas. Atualmente, mais de 12 mil jovens em todo o Ceará estão tendo a oportunidade de aprender uma profissão, além das disciplinas próprias do ensino médio.
CURSOS
Ensino Médio Integrado - currículo do ensino médio integrado à área técnica, no qual o 1° ano se desenvolverá em tempo integral. Em 2008, foram ofertados cursos técnicos de Enfermagem, Segurança no Trabalho, Turismo e Informática. A partir de 2009, os alunos passarão a contar com mais nove cursos: Finanças; Meio Ambiente; Comércio; Aquicultura; Edificações; Agroindústria; Estética; Massoterapia e Produção de Moda.
E-jovem - Os alunos das escolas de educação profissional também vão contar com o projeto e-Jovem, cujo conteúdo é fundamentado nas disciplinas: Inglês Instrumental, Informática, Lógica das Linguagens de Português e Matemática, além de Empreendedorismo Social no módulo I. Linux, Inkscape, Gimp, Fhash, Html, CSS, Dreamwever, Php, Programação para Web, Hardware, Redes, Banco de Dados, Inglês tecnico, Empreendedorismo e Java no módulo II. O projeto é destinado aos alunos do 3º ano do ensino médio e os egressos das escolas públicas estaduais. Eles são capacitados em tecnologia da informação e comunicação, empreendedorismo e cooperativismo, ampliando as chances de emprego e renda nas áreas mais pobres do Estado.
Prévest – Curso pré-vestibular para alunos do ensino médio da rede estadual. Em 2008, 25 mil jovens de 80 municípios cearenses fizeram o Pré-Vest e receberam reforço em todas as disciplinas.
As Escolas de Educação Profissional ofertam o Ensino Médio Integrado - currículo do ensino médio integrado à área técnica, onde o 1° ano se desenvolverá em tempo integral. A novidade em 2009 é a chegada de nove cursos técnicos: comércio, finanças, meio ambiente, agroindústria, aquicultura, estética, massoterapia, produção de moda e edificação. Eles se juntam aos quatro(enfermagem, segurança no trabalho, turismo e informática) ofertados no ano passado para fortalecer a profissionalização conforme as necessidades de cada região. A iniciativa tem como objetivo articular o currículo do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho.