" NÃO HÁ SABER MAIS OU SABER MENOS: HÁ SABRES DIFERENTES." (Paulo Freire)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Encerramento do Curso Elaboração de Projetos 40 h/a na EEEP Marta Giffoni


Foi encerrado em 18.06.2011 em nossa escola o curso Elaboração de Projetos - E-Proinfo. O curso foi ministrado pelo LIE - Laboratório de Informática Educativa, Coordenado pelo NTE da 3ª CREDE (Professor Roberto Marquedonen), e contou com uma turma formada por 26 professores, tendo como Tutora do curso, a Coordenadora do LIE I professora Cáritas Nogueira, e apoio a professora Francisca Menezes do LIE II.

Por ocasião do encontro foi realizada uma reflexão sobre:

Eixo 1- Pedagogia de Projetos e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem. Exemplos: projetos que foram desenvolvidos na escola tendo como base o Curso Elaboração de Projetos.

Eixo 2 - – Currículo e a Integração de tecnologias ao currículo. Currículo por projetos. Projetos desenvolvidos em outros contextos educativos.

Eixo 3- Tecnologia Projetos e tecnologias: abrindo as fronteiras do currículo. Currículo na ação. Cartografia cognitiva e mapas conceituais.

Todos estiveram empenhados na realização desta formação que teve como foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que os professores possam:

- Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;
- Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
- Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;
- Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).

O encontro foi encerrado com uma confraternização entre cursistas e formadores do curso.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial