" NÃO HÁ SABER MAIS OU SABER MENOS: HÁ SABRES DIFERENTES." (Paulo Freire)

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

City Tour em Acaraú

Alunos do Curso de Turismo ( Prof. Alex Pongitori), da EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, realizaram City Tour na sede do Município (Acaraú-Ce), percorrendo e visitando prédios históricos.
Alunos do Curso de Turismo, em visita a Comunidade Católica Rainha da Paz.




Igreja de São Sebastião

Casa de Detenção ( Prédio desativado).


terça-feira, 21 de setembro de 2010


O Professor e Diretor de turma, Apolimar, no Tomaz Pompeu tem realizado trabalhos com alunos de todas as turmas do 2º ano de Geografia, sobre:

  • Tipos de Indústria
  • Fontes de energia (Matriz energética)
  • Recursos naturais (renováveis e não renováveis)
  • Produção dos bens de consumo (duráveis e não duráveis)
  • Desenvolvimento sustentável (capitalismo)
  • Produção de lixo (lixo moderno)
  • Matéria prima (extrativismo/preservação ambiental)
  • Reciclagem (Sustentabilidade)


Depois desse estudo, os alunos já não eram os mesmos. Houve uma conscientização de que para se viver melhor é preciso que cada um se responsabilize e cumpra seu papel como parte desse universo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil recebe visita do Juiz de Direito da Comarca de Acaraú


Exmo. Sr. Juiz da Comarca de Acaraú - Dr. César de Barros Lima proferindo palestra sobre Cidadania e Política.


A EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, recebeu na tarde de 09.09.2010, a visita do Exmo. Sr. Juiz Eleitoral da 30º Zona, Dr. César de Barros Lima, com o objetivo de proferir palestra sobre Cidadania e Política.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil participando da comemoração ao Dia da Pátria


A EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, participou (07.09.2010) com bastante alegria do desfile em marcha da comemoração alusiva a data da Independência do Brasil.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

I Mostra do Livro na EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil


Regente do Multimeios -Professora Denise Linhares - e alunos da EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil.

No dia 03 de setembro de 2010 o Centro de Multimeios promoveu a I Mostra do Livro tendo como objetivo principal incentivar a leitura e apresentar aos alunos, professores, gestores e funcionários a variedade de gêneros de que é composto o acervo da escola. Dentre as opções de leitura foi dada especial atenção aos clássicos da nossa literatura. Na ocasião foi feita uma homenagem ao Poeta Nicodemos Araújo, com um painel biográfico e a exposição de alguns de seus livros. A Mostra foi aberta a toda comunidade escolar tendo um resultado satisfatório, em razão da boa receptividade dos alunos e professores.

Dia dos Pais na EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil


Momento de Interatividade entre Pais, Professores, Núcleo Gestor e demais funcionários, por ocasião das festividades alusivas ao Dia dos Pais.


Coordenadora Pedagógica - Erisvan Oliveira - parabenizando aos pais vencedores em dinâmica apresentada.


Realizou-se em 28.08.2010 (Sábado), confraternização em homenagem ao dia dos pais. Por ocasião do evento aconteceu competições esportivas entre time de professores e time de pais, sendo vitorioso a representação de time de pais. O evento finalizou-se com um grande almoço oferecido pela escola, aos pais presentes.

Atividades realizadas pelo Centro de Multimeios durante o mês de Agosto



Na primeira semana de agosto, o Centro de Multimeios, com as atividades previstas na sua programação desenvolveu mais uma etapa do Projeto "Leitura e escrita, Articulando com o Conhecimento". Por ocasião da semana do Estudante, exibiu o Filme Prova de Fogo, que tem como tema um campeonato de soletração, para todas as turmas da escola em parceria com os professores. E no dia 11.08 durante as Homenagens ao Estudante promoveu um campeonato, "O Soletrando", entre as turmas da escola, com uma representação de cada sala, tendo como vencedora a aluna Juliana de Oliveira Freitas da turma de Aquicultura. Para a segunda quinzena de agosto, preparando as atividades alusivas à Festa do Pais, promoveu um Concurso Literário (Poemas) com o tema "Meu pai, minha vida", quando foram escolhidas as melhores composições e os alunos escolhidos leram para seus pais no dia da Festa.