" NÃO HÁ SABER MAIS OU SABER MENOS: HÁ SABRES DIFERENTES." (Paulo Freire)

sábado, 20 de junho de 2009

Curso Introdução à Educação Digital


A EEEP TOMAZ POMPEU DE SOUSA BRASIL, encerrou hoje ( 20.06.2009), fase presencial do Curso de Introdução à Educação Digital – Linux Educacional ( 20 h/a), com a participação de 13 professores da EEEP Tomaz Pompeu. Os cursistas realizarão Atividades à Distância de mais 20 h/a perfazendo o total do Curso em 40 h/a. A formadora do Curso professora Cáritas Nogueira está bastante otimista com relação as expectativas alcançadas nesse primeiro momento.

O Curso de Introdução à Inclusão Digital é um programa do Governo federal oferecido pelo Ministério da Educação que atende dez mil professores da rede pública em oito estados — Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Santa Catarina — e no Distrito Federal. A meta do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado) é atingir cem mil professores e gestores ainda este ano.

Os professores aprendem a utilizar tecnologias educacionais na sala de aula em cursos de 180 horas, divididos em duas etapas. A primeira, de 40 horas, aborda informações básicas sobre educação digital com base no sistema Linux Educacional, software livre, criado especialmente para as escolas públicas brasileiras, que contém diversos conteúdos e ferramentas de produtividade. Com 140 horas, a segunda etapa aborda a aplicação das tecnologias de informação e comunicação na educação, conhecidas como Tics.
Segundo o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, o programa integra um conjunto de ações voltadas para a dinamização da sala de aula. “Para garantir essa melhoria, é necessário ir além da distribuição de laboratórios de informática, ao oferecer cursos aos professores e também conteúdo pedagógico adequado”, explica. Pelas previsões 240 mil professores serão formados até 2010.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial