" NÃO HÁ SABER MAIS OU SABER MENOS: HÁ SABRES DIFERENTES." (Paulo Freire)

segunda-feira, 22 de junho de 2009

ENEM NO VESTIBULAR

A prova do Enem poderá ser usada como forma de entrada para nas universidades brasileiras. O candidato deve conferir como a instituição de ensino superior que está interessado usará, ou não, a nota do Enem.

Há quatro possibilidades de utilização da nota do exame nacional. As universidades federais baianas: Univasf (Universidade do Vale do São Francisco); Ufba (Universidade Federal da Bahia) e Ufrb (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) decidiram adotar a nota do Enem como a primeira fase do vestibular. A segunda fase do vestibular será mantida.

Confira:

1. Enem como fase única;
2. Enem como primeira fase;
3. Enem como fase única para as vagas ociosas, após o vestibular;
4. Enem combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular.

Veja a lista das universidades federais que irão usar o Enem:

UNIVASF (Vale do São Francisco - Bahia)
UFBA (Bahia)
UFRB (Recôncavo - Bahia)
UFMA (Maranhão)
UFS (Sergipe)
UFPI (Piauí)
UFPE (Pernambuco)
UFRPE (Rural - Pernambuco)
UFC (Ceará)
UFPB (Paraíba)
UFERSA (Rural do Semiárido - Rio Grande do Norte)
UFRN (Rio Grande do Norte)
UFAL (Alagoas)
UFCG (Campina Grande - Paraíba)
UnB (Brasília)
UFG (Goiás)
UFMT (Mato Grosso)
UFMS (Mato Grosso do Sul)
UFGD (Grande Dourados - Mato Grosso do Sul)
UFABC (ABC Santo André)
UFSCAR (São Carlos - São Paulo)
UNIFESP (São Paulo)
UFVJM (Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Minas Gerais)
UFU (Uberlândia - Minas Gerais)
UFV (Viçosa - Minas Gerais)
UFF (Fluminense - Rio de Janeiro)
UFRRJ (Rural- Rio de Janeiro)
UFES (Espírito Santo)
UNIFAL (Alfenas - Minas Gerais)
UFTM (Triângulo Mineiro)
UNIFEI (Itajubá - Minas Gerais)
UFJF (Juiz de Fora - Minas Gerais)
UFLA (Lavras - Minas Gerais)
UFOP (Ouro Preto - Minas Gerais)
UNIRIO (Rio de Janeiro)
UFRJ (Rio de Janeiro)
UFRGS (Rio Grande do Sul)
FURG (Rio Grande do Sul)
UFPEL (Pelotas - Rio Grande do Sul)
UFSC (Santa Catarina)
UFPR (Paraná)
UFSM (Santa Maria - Rio Grande do Sul)
UTFPR (Paraná)
UFCSPA (Porto Alegre - Rio Grande do Sul)
UNIPAMPA (Pampa - Rio Grande do Sul)
UFAM (Amazonas)
UFRA (Rural Amazônia)
UFSJ (São João Del Rey - Minas Gerais)
UFAC (Acre)
UFRR (Roraima)
UNIR (Rondônia)
UFT (Tocantins)
UFPA (Pará)UNIFAP (Amapá)

domingo, 21 de junho de 2009

Programa Nacional do Livro Didático - Cuidado com os livros

Como é realizada a distribuição dos livros do Programa Nacional do Livro Didático às escolas:


A distribuição dos livros é feita diretamente pelas editoras às escolas, por meio de um contrato entre o FNDE e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Essa etapa do PNLD conta com o acompanhamento de técnicos do FNDE e das Secretarias Estaduais de Educação.

Os livros chegam às escolas entre outubro e o início do ano letivo. Nas zonas rurais, as obras são entregues na sede das prefeituras ou das secretarias municipais de educação, que devem entregar os livros às escolas localizadas nessas áreas.

sábado, 20 de junho de 2009

Curso Introdução à Educação Digital


A EEEP TOMAZ POMPEU DE SOUSA BRASIL, encerrou hoje ( 20.06.2009), fase presencial do Curso de Introdução à Educação Digital – Linux Educacional ( 20 h/a), com a participação de 13 professores da EEEP Tomaz Pompeu. Os cursistas realizarão Atividades à Distância de mais 20 h/a perfazendo o total do Curso em 40 h/a. A formadora do Curso professora Cáritas Nogueira está bastante otimista com relação as expectativas alcançadas nesse primeiro momento.

O Curso de Introdução à Inclusão Digital é um programa do Governo federal oferecido pelo Ministério da Educação que atende dez mil professores da rede pública em oito estados — Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Santa Catarina — e no Distrito Federal. A meta do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado) é atingir cem mil professores e gestores ainda este ano.

Os professores aprendem a utilizar tecnologias educacionais na sala de aula em cursos de 180 horas, divididos em duas etapas. A primeira, de 40 horas, aborda informações básicas sobre educação digital com base no sistema Linux Educacional, software livre, criado especialmente para as escolas públicas brasileiras, que contém diversos conteúdos e ferramentas de produtividade. Com 140 horas, a segunda etapa aborda a aplicação das tecnologias de informação e comunicação na educação, conhecidas como Tics.
Segundo o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, o programa integra um conjunto de ações voltadas para a dinamização da sala de aula. “Para garantir essa melhoria, é necessário ir além da distribuição de laboratórios de informática, ao oferecer cursos aos professores e também conteúdo pedagógico adequado”, explica. Pelas previsões 240 mil professores serão formados até 2010.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

GINCANA DE INCENTIVO A SALA ECOLOGICAMENTE CORRETA


Art. 1. A EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil promove a partir de 01 de Junho uma Gincana Escolar com o Tema Sala Ecologicamente Correta.

a) Todas as salas estarão automaticamente inscritas para participar da Gincana, cujo foco é a organização e disciplina das turmas durante o prazo de 03 meses (junho, agosto e setembro), para que assim possamos analisar se a ordem na sala de aula pode melhorar os índices de aprendizagem das Turmas.

b) A turma deverá zelar pela ordem e organização de sua sala de aula, bem como das dependências da escola.

Art. 2. A Gincana contará com a Comissão de Organização (membros do Núcleo gestor) e Avaliação ( 10 membros da Comunidade escolar), convidados pela Comissão de Organização.

Art. 3. Serão tarefas de todas as Turmas:

a) Zelar pela Limpeza da Sala (chão, paredes, carteiras, lousas) ;
b) Manter organizado e atualizado o Painel Informativo;
c) Apagar Lâmpadas e Ventiladores;
d) Ornamentar a sala de Preferência com Incentivos de Preservação;
e) Organizar as Carteiras em Fila;
f) Cuidar da conservação das portas e fechaduras;
g) Ter disciplina para com o vestiário da turma (farda);
h) Ter disciplina em não sair da sala somente em extrema necessidade, mediante autorização do professor;
i) Ter disciplina em pontualidade e assiduidade;
j)Zelar as dependências da escola, por meio da prevenção e colocando o lixo nos devidos coletores.

Art. 4. O acompanhamento e avaliação será feito mediante instrumental de Avaliação, preenchido diariamente por um membro da Equipe de Avaliação.

Art. 5. Os Prêmios de Incentivo a sala ecologicamente correta, obedecerão aos seguintes critérios:

a) A sala que obtiver melhor resultado ao final do período de avaliação na Modalidade de Ensino Regular (çonforme scores da Ficha de Avaliação);
b) A sala que obtiver melhor resultado ao final do período de avaliação na Modalidade de Educação Profissional (conforme scores da Ficha de Avaliação);
c) A sala que desenvolver algum Projeto ou Ação para preservação do ambiente escolar ou meio ambiente (10 a 100 pontos).

Art. 6. A premiação será 01 Ingresso Completo (transporte, entrada e vale alimentação), para o Beach Park, por modalidade (01 para o ensino regular e 01 para a educação profissional) e 01 Ingresso Completo para a sala que atender ao item "c" do Art. 5., na 1 ª Semana de outubro.

Art. 7. As salas campeãs decidirão como o ingresso será sorteado na sala.

Art. 8. Os casos especiais e omissos nesse regulamento serão julgados pela Comissão de Organização.

Acaraú, 01 de junho de 2009

Fabiana Morais de Carvalho
Diretora da EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil