" NÃO HÁ SABER MAIS OU SABER MENOS: HÁ SABRES DIFERENTES." (Paulo Freire)

quinta-feira, 26 de março de 2009

Ensino Profissional


O Governo do Estado mais uma vez sai na vanguarda, quando atende a um dispositivo legal instituído dia 16 de julho de 2008, que altera a lei de diretrizes e bases da educação propondo que a educação profissional integre-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, das ciências e da tecnologia. Diversificar a oferta do Ensino Médio, visando sua articulação com a educação profissional e com a continuidade dos estudos, está entre os objetivos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) para os anos de 2007 a 2010.

Em 2008, foram criadas as primeiras 25 escolas de educação profissional. No ano de 2009, mais 26 unidades passam a funcionar com essa nova sistemática e em 2010 outras 50 escolas serão abertas. Atualmente, mais de 12 mil jovens em todo o Ceará estão tendo a oportunidade de aprender uma profissão, além das disciplinas próprias do ensino médio.

CURSOS

Ensino Médio Integrado - currículo do ensino médio integrado à área técnica, no qual o 1° ano se desenvolverá em tempo integral. Em 2008, foram ofertados cursos técnicos de Enfermagem, Segurança no Trabalho, Turismo e Informática. A partir de 2009, os alunos passarão a contar com mais nove cursos: Finanças; Meio Ambiente; Comércio; Aquicultura; Edificações; Agroindústria; Estética; Massoterapia e Produção de Moda.

E-jovem - Os alunos das escolas de educação profissional também vão contar com o projeto e-Jovem, cujo conteúdo é fundamentado nas disciplinas: Inglês Instrumental, Informática, Lógica das Linguagens de Português e Matemática, além de Empreendedorismo Social no módulo I. Linux, Inkscape, Gimp, Fhash, Html, CSS, Dreamwever, Php, Programação para Web, Hardware, Redes, Banco de Dados, Inglês tecnico, Empreendedorismo e Java no módulo II. O projeto é destinado aos alunos do 3º ano do ensino médio e os egressos das escolas públicas estaduais. Eles são capacitados em tecnologia da informação e comunicação, empreendedorismo e cooperativismo, ampliando as chances de emprego e renda nas áreas mais pobres do Estado.

Prévest – Curso pré-vestibular para alunos do ensino médio da rede estadual. Em 2008, 25 mil jovens de 80 municípios cearenses fizeram o Pré-Vest e receberam reforço em todas as disciplinas.

As Escolas de Educação Profissional ofertam o Ensino Médio Integrado - currículo do ensino médio integrado à área técnica, onde o 1° ano se desenvolverá em tempo integral. A novidade em 2009 é a chegada de nove cursos técnicos: comércio, finanças, meio ambiente, agroindústria, aquicultura, estética, massoterapia, produção de moda e edificação. Eles se juntam aos quatro(enfermagem, segurança no trabalho, turismo e informática) ofertados no ano passado para fortalecer a profissionalização conforme as necessidades de cada região. A iniciativa tem como objetivo articular o currículo do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho.
EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil
O Governo do Estado do Ceará comprometido com a tarefa primordial de elevar os resultados da escola pública, que atende a quase 90% da matrícula das crianças e jovens do nosso Estado. assume também o desafio de promover a articulação do currículo do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho. Esta tarefa, ordenada pela nossa legislação educacional, integra a política estadual para a juventude e pretende qualificar o projeto pedagógico de escolas de ensino médio, preparando os jovens, com boas formações técnicas, para a inserção nos processos produtivos e seguir aprendendo com possibilidade de adaptação às demandas e às transformações desses processos.

Diversificar a oferta do Ensino Médio, visando sua articulação com a educação profissional e com a continuidade dos estudos, está entre os objetivos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) para os anos de 2007 a 2010.

A EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil situada no Município de Acaraú Estado do ceará está fazendo parte desta nova modalidade de ensino, juntamente com mais 25 escolas contempladas neste ano de 2009, iniciando com 04 (quatro) cursos técnicos: Aqüicultura, Enfermagem, Informática e Turismo, atendendo inicialmente a 180 alunos matriculados nesta Unidade Escolar.